15 de mar. de 2018

KEFIR - COMO FAZER SEU IOGURTE!

Boa tarde, pessoal. Tudo bem com vocês? 

Hoje vim falar com vocês sobre algo que melhorou muito minha vida, mais especificamente minha saúde intestinal, o IOGURTE DE KEFIR! 

Imagem do Google 
Desde que nasci que tenho muita dificuldade para ir ao banheiro, e não existe nessa vida algo do qual eu já não tenha tentado. Até que recentemente fui a uma nutricionista e ela me recomendou o uso do Kefir de leite! E posso falar? Melhor coisa que já tomei até hoje, além de regular totalmente minhas idas ao banheiro (vou todos os dias e sem sofrimento), diminuiu muito minha vontade de comer doce, e substituiu uma refeição da manhã, o que pra mim é ótimo já que não tenho tanta fome quando acordo. 

Agora chega de conversa e vamos ao que interessa: Como conseguir o Kefir, como cuidar dele, como fazer o iogurte, quando tomar, etc. Veremos tudo agora

1. O que é o Kefir? 
O Kefir é um leite fermentado a partir da ação de micro-organismos encontrados nos grãos do kefir, os quais são constituídos por uma associação benéfica de leveduras e bactérias boas. Em resumo, o leite é fermentado por bactérias boas, que fazem a desintoxicação do seu intestino, expulsando as bactérias ruins, e te livrando de alguns vícios que essas bactérias ruins provocam, como por exemplo, a compulsão por doces, gases, etc. 

Imagem do Google
2. Onde consigo os grãos de Kefir? 
Primeiramente, os grãos de kefir não se compram, se doam e por uma razão bem simples: são micro-organismos vivos, então são cultivados diariamente, exigem um certo cuidado. E como tudo que vive, ele cresce e se reproduz, então quando aumentam de tamanho as pessoas que já tem vão dando para outras. - Eu mesma tenho bastante em casa, moro em Curitiba, quem tiver interesse comenta aqui. 

Imagem do Google
3. Como fazer o iogurte de kefir? (IMPORTANTE)
Observação: Não pode encostar objetos de metal nos grãos de kefir, ou seja, nada de mexer com colher de alumínio, ou colocá-los em vasilhas de inox, peneira de inox, etc. Desde a colher, até a peneira, tudo tem que ser de plástico, ou vidro. 

Primeiramente tenha em mente quanto de iogurte você quer, então pegue a quantidade de leite (um copo, 500 ml ou 1 litro por exemplo) e coloque num refratário ou numa jarrinha com os grãos de kefir e reserve, na geladeira ele demora muito mais pra coalhar, eu deixo fora mesmo. Importante que o refratário tenha um respiro, não pode ficar totalmente vedado. Eu em casa coloco numa jarrinha de vidro com uma telinha por cima. 

Depois de mais ou menos 12h (dependendo da quantidade) o leite já vai estar coalhado, e possivelmente terá separado o soro do leite do resto. Jogue o soro fora e fique apenas com a parte branca, já mais grossa. Passe esse conteúdo na peneira, para separar o iogurte dos grãos. 

O iogurte, coloque na geladeira e os grãos devolva num refratário com um pouquinho de leite, apenas porque ele se alimenta da lactose, então não pode ficar sem o leite. 

Algumas pessoas colocam todo dia pra coalhar um copo de leite, eu pela praticidade já faço de litro, o que dura pra mim uma semana inteira. 

Uso o leite integral de pacotinho, porque gosto do iogurte mais grosso e também o leite de pacotinho vem com mais bactérias do que o de caixinha, mas pode ser o desnatado de caixinha, ou o leite de sua preferência, só não pode ser leite sem lactose. 

4. Quando e como tomar? 
O iogurte de kefir na minha opinião funciona melhor se tomado logo pela manhã, como primeiro alimento do dia. Sem prejuízo de depois dele você vir a tomar café ou comer outras coisas. 
Como ele fica muito azedo e não tem um gosto bom, eu bato a quantidade de 200 ml de iogurte, sempre com uma ou duas bananas, ou maça, ou morango, frutas de sabor mais forte (mas o mais gostoso pra mim é o batido com a banana)! No calor, é muito gostoso bater com a fruta congelada, ele fica uma delícia e super refrescante. 
Mais importante que isso é não colocar açúcar, por mais azedo que seja, não adoce. 

Ainda, existem milhares de receitas hoje com o iogurte, bolos, molhos para saladas, pães, etc. Vale a pena ir testando e adicionando o iogurte de kefir mais vezes na sua alimentação, afinal, só faz bem! 

- Lembrando que para o meu problema de constipação eu passei por nutricionista e proctologista os quais me instruíram. Então, caso você tenha problemas intestinais, procure um profissional para que ele lhe oriente da melhor forma. 

Qualquer dúvida só me perguntarem, terei prazer em responder.

Um beijo!